quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ribeirão Preto = 1/2 dúzia

Até agora Ribeirão foi a cidade em que passei mais tempo: 3 dias. Demorei-me mais pela relação pessoal com a cidade, pois morei aqui quando tinha de 10 a 12 anos de idade. Passei mesmo com a intenção de recordar. Visitei o local onde morei - não reconheci a casa exatamente. Passei pela Igreja de Santo Antônio, próximo de casa. (Pena que não fotografei)

Visitei o Bosque Municipal, com seu pequeno Zoo:





Queria ser adolescente pra aprender a tirar autorretrato...

A praça XV, no centro da cidade continua do mesmo jeito, inclusive a fonte luminosa ainda funciona, mas sem cores, como antigamente. O Pinguim continua lá e a Biblioteca Municipal Altino Arantes também, do mesmo jeitinho, com o prédio bem deteriorado. Deveriam restaurá-lo, colocar acesso a Internet e assim, atrair novamente os jovens e adolescentes.

O Pinguim me pareceu ser o único local de elite ali na região central. E bota elite ni$$o!



Minhas impressões: Ribeirão Preto é uma cidade grande, centro comercial da região. Na sexta-feira e no sábado a região central, onde me hospedei, fica lotada de transeuntes indo às compras. Vê-se gente de toda a região, a julgar pelas placas dos carros.

No domingo, ao contrário, quase não se vê viva alma, parece Formosa. Como todas as grandes cidades, o centro histórico ficou apertado para as novas tecnologias de comércio (shopping-centers) e assim se deterioram irremediavelmente. Só se vê comércio de apelo popular, e muitos chineses em suas lojinhas. Muitos, parecendo a Feira do Paraguai em Brasília.
Áquila pronta para deixar Ribeirão...

Na saída, passei pela USP...
Ribeirão fica para trás... próxima parada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário