quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Queridas(os), encolhi o mapa!!!!!

Na prática a teoria é outra, disse Joelmir Beting... e quem não ouviu isso, ao menos uma vez na vida?

Desde maio passado penso e planejo (mal) esta aventura. Arrogante e autosufiente como tenho sido, tracei a rota original sem pensar com precisão a respeito. Pegava o Google Maps, media distâncias, olhava pelo StreetView e achava uma maravilha. Li livros e blogs de ciclistas aventureiros (livro, do Thiago Fantinatti) e a sede de aventura foi aumentando a cada dia.

Só que tenho um defeito grande: sonho e fantasio muito, muito mesmo. E quando pus os pés no chão, digo, no pedal, hehe, vi que nada seria fácil como no 'filme' em que eu me via quase todas as noites. Por isso, e após uma conversa telefônica com minha cardiologista, decidi reduzir a praticamente a metade do percurso.

Sei que com isso estou decepcionando a torcida. Mas tenho 5 boas razões para essa atitude:

1. A idade e os fatores de risco da saúde: diabetes e revascularização. Nesses primeiros 4 dias na estrada tenho experimentado alterações constantes nos níveis de glicemia, principalmente hipoglicemia, o que se me torna muito perigoso se acontecer de estar em um local ermo, com poucos recursos de socorro rápido. E todos sabem que em São Paulo nem todas as estradas são do nível de Anhanguera, D. Pedro I, Carvalho Pinto, para citar somente algumas.

2. Estradas desconhecidas por mim. O lado Oeste do Estado desconheço totalmente. O novo percurso (veja o mapa), tenho visitado quase que anualmente (de carro), tendo já uma noção aproximada do que posso encontrar. E o GPS?, perguntarão alguns. Não tem rodas, uma maca em seu interior e outros tipos de socorro que encontro em estradas mais completas, digamos assim. Um exemplo prático e real: entre Igarapava e Ituverava, por erro logístico, fiquei sem água às 13 hs, sob sol de trinta e tantos graus. Foi só pedalar uns 200 metros, parar num telefone SOS e, 5 minutos depois tinha um carro de apoio da Vianorte com água até para eu tomar um banho, se quisesse. Foi só água, podia ser um socorro médico mais sério, um desfibrilador...

3. Não tenho o direito de impor sofrimento desnecesário a quem quer que seja. Especialmente esposa, filhos e irmãos, os mais próximos, por sangue, claro. Sei que todos estão diariamente com o coração na mão, ávidos por informações que assegurem meu bem estar. Em Guará, conversando com um habitante local, ele usou esta expressão quando lhe informei que pretendia viajar de 6 a 8 meses, talvez 1 ano: "Nossa, tua mulher e teus filhos vão envelhecer 50 anos nesse tempo!" Ponto para o bom senso (que eu não tenho muito).

4. Meu objetivo nessa viagem é RENOVAÇÃO INTERIOR. E para que isso aconteça, muita coisa exteriormente obrigatoriamente vai mudar. Exemplo banal: Em Guará, trôpego de fome, fui almoçar um PF muito bom... quem me conhece sabe que nunca, mas nunca mesmo comi abóbora, tinha aversão total. Pois bem, o prato constava de arroz, feijão, um suculento bife e abóbora. Regateei? Claro que não. E ainda achei gostoso!!!

5. Não vim bater recordes nem me suicidar. Recordes, só em videogame, nos bons tempos. E se quisesse me matar, faria isso em Formosa mesmo, ao menos morreria descansado.

Vejam aqui o novo mapa:

Clique para ampliar

Saí de Igarapava, irei para o litoral, que irei percorrer todo, voltando pelo Vale do Paraíba, subindo para Franca e chegando novamente a Igarapava. Dali seguirei num ritmo mais rápido, sem entrar em todas as cidades, até Dourado, centro geográfico de SP. Essa alteração teve uma baixa que me incomoda bastante, no momento em que redijo esse post: a cidade de Ipuã, que já se preparava para minha passagem por lá, graças ao trabalho do Theo Dias, do Portal Ipuã, que preparou uma ótima matéria a meu respeito. Agradeço de coração partido ao Theo... Nos veremos na volta, Ipuã!

Amanhã voltarei a atualizar.

PS. Antes que me esqueça, quero agradecer explicitamente à Compuway, empresa de informática e escola, aqui de Orlândia, que me cedeu um de seus terminais em sala de aula.

3 comentários:

  1. fala velho Cesar vc tá de parabéns.V se não fica fraco par tomar birita que quando vc chegar em FSA vamos tomar umas pra comemorar. Helio JR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. Fala pra Iohana, do Bomcorte pra ir separando as skol e uma picanha no jeito!

      Excluir
  2. Meu caro César,

    Não se incomode, bora para a expedição. Espero que tenha alísios ventos ao litoral e uma excelente viagem. Curta e não se preocupe, pois a torcida permanece. Atualmente moro em São Paulo, porém administro, juntamento com um grupo de amigos o site Portal Ipuã.

    Cordiais saudações e um forte abraço,

    ResponderExcluir