segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Contando cidades: Matão é a de número 9

Dias 20 a 22 de setembro. A chegada a Matão foi precedida por uma parada no posto de pedágio na Rodovia Brig. Faria Lima, onde me socorri reabastecendo-me de água que havia esgotado. Apesar de o tempo estar bem nublado e com algumas gotas de chuva, a sede não se separa de mim em nenhum momento. Com o tempo estou aprendendo a administrar isso, do contrário terei que carregar um galão de 20 litros entre uma cidade e outra.
   



A cidade foi uma grata surpresa para mim: é outra cidade que desconhecia, ou melhor, a referência mais forte que tinha era a valsa "Saudades de Matão", que meus pais ouviam no rádio no meu tempo de criança, na voz de Carlos Galhardo. Espaçosa, com ruas largas e bem traçada, afastou de imediato a impressão que eu tinha, de um lugar acanhado, antiquado.

Devido às grandes indústrias metalúrgicas, há um movimento intenso de caminhões na cidade, importante entroncamento rodoviário no Estado. Matão oferece boas opções de lazer aos seus habitantes; o que mais me agradou foi o Parque Ecológico, onde num domingo a tarde fui conhecer e encontrei um local bastante frequentado por pessoas de todas as idades, com espaço apropriado para cada público, como parque infantil, campos de futebol, laguinho, quiosques de alimentação, pistas para skate e muito mais, criando um ambiente tranquilo e em harmonia para todos os frequentadores. Lembra, em menor proporção, o Parque da Cidade, lá em Brasília.


Sua topografia também nos contempla (castiga) com bastante sobe-e-desce, mas em intensidade aceitável, que não maltrata muito o ciclista, com poucos pontos onde se precisa desmontar da bike. Achei os motoristas bastante atenciosos e respeitosos conosco. Aliás, na cidade existem grupos de bikers bem ativos, que realizam tours pela vizinhança, inclusive a cidades próximas, sendo o exemplo mais citado com quem conversei, Bueno de Andrada, famosa por suas coxinhas. Eu, numa pressa inexplicável, deixei de passar por lá, como sugeriram. Um dia vou lá para apreciar as iguarias.

Em Matão fui muito bem recebido na Prefeitura, pelo vice-prefeito, devido a ausência do prefeito. Fiquei muito feliz em receber de suas mãos um presente da cidade, este relógio:
Com o vice-prefeito, Wilson, popularmente, Moio
Algumas horas após minha visita, o site da Prefeitura já anunciava minha presença, o que me deixou imensamente satisfeito. 

Passei 4 dias nesta cidade, tanto que me agradou. O hotel onde fiquei também colaborou comigo, dando um bom desconto nas minhas diárias, apesar de se tratar de fim-de-semana. Ponto para o Hotel Caiçara.
Deixei a cidade com sinceras Saudades de Matão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário