terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia 25, cidade 12: Barra Bonita

O trecho da SP-255, entre Jahu e aqui me maltratou solenemente: peguei subidas intermináveis, com sol forte. A pior foi um trecho de 3 km em que se sobe aproximadamente 150 mts. Numa reta... e depois, quando voltou a ser plano e descidas, uma ventania típica da região, não me deixava ir a mais de 10 por hora.

Mas chegando a cidade o cansaço desapareceu. A Barra Bonita também dedico carinho especial; já estive aqui em 2 ocasiões distintas, tendo então feito um passeio de navio pela eclusa na Barragem que existe no Rio Tietê.

A cidade é bem aparelhada para o turismo. Sua principal atração, a orla do rio Tietê é um local agradabilísimo, com praças diversas, quadras para esportes, navegação e bons restaurantes. Fui recebido pelo Secretário de Esportes, visto que a Prefeitura estava em atividade frenética, em virtude de o prefeito ter tomado posse no dia anterior, devido a impedimento do prefeito eleito no pleito original.



Os jovens estão muito bem assistidos, pude observar, no que diz respeito a práticas desportivas. Times de diversas modalidades são formados e treinados pela prefeitura. Locais não faltam para a prática.








Barra Bonita tem uma cidade-irmã, Igaraçu do Tietê, que fica na outra margem do rio. Uma ponte antiga liga uma a outra. Essa ponte é estreita, dando passagem a apenas uma mão de veículos por vez, controlados por semáforo. Há muito tempo não via algo assim. Do lado de Barra Bonita pode-se fazer passeios pelo rio Tietê, que levam até a Barragem, passando pela eclusa, um sistema elevatório das águas do rio, que permite a navegação apesar do desnível provocado pela barragem.


Igaraçu não tem o charme de Barra Bonita, sua atividade parece se limitar a agricultura e talvez alguma indústria, não pude pesquisar, pois passei rapidamente por ela.


 

Segui para São Manuel; logo no início da estrada, uns 4 km pedalados, o velocímetro parou de funcionar e então tive de me guiar pelas marcações de quilometragem na beira da estrada, até contar os 28 km que nos separavam uma cidade da outra. Em São Manuel uma surpresa me aguardava...

Nenhum comentário:

Postar um comentário