sábado, 5 de outubro de 2013

Descansar cansa!

Há nove dias estou parado aqui em Avaré, na casa da mana. Aguardando encomendas lá de Brasília, que chegaram ontem, liberando-me para seguir caminho, o que não vejo a hora de fazer.

Esse hiato grande na viagem proporcionou-me bastante tempo para refletir, analisar e repensar a logística adotada. Além de me proporcionar 2 encontros com as redondas... Bem, pode parecer exagero de minha parte, mas quando comecei a pedalar, lá na (agora) distante Uberaba, decidi-me a ficar longe de bebida alcoólica, o que foi solenemente ignorado em duas ocasiões até agora, porém nada exagerado, nada comparado com meus fins-de-semana em Formosa. (Salve, Hélio Jr, Juarez e Rodrigo!)

Bem, um pensamento que me ocorreu e ficou presente todos esses dias, foi o de adotar uma barraca para continuar na aventura. O apelo era o de economizar com hotéis, visto que minhas finanças, bem limitadas, estão sentindo bastante a despesa com hospedagem que tenho feito até aqui. 

Busquei informações as mais diversas em blogs e sites de cicloturismo e campismo, tentando me familiarizar com essa atividade, tão estranha para mim. Confesso, em 61 anos desta vida, só me lembro de um contato com barraca e acampamento, isso já há mais de 30 anos. Então, com base nessa inexperiência, abandonei essa abordagem e me decidi a continuar me hospedando em hotéis e pousadas, aperfeiçoando-me na pesquisa prévia dos locais por onde passarei para não acontecer como tem sido, deixando para a última hora a busca de pousada; o cansaço do momento impede-me de racionalizar essa busca, deixando-me levar pelo apelo do corpo: cama, cama, cama, a qualquer custo...

A leitura da experiência de outros aventureiros do meu naipe, ciclistas mundo afora, me dá o suporte que às vezes necessito, pois, confesso, em certos momentos sinto desânimo, geralmente na hora de alguma dificuldade, claro. 

Em São Paulo e Sul do País, no geral, o que não falta são cicloturistas. De todas as idades, ideologias, temperamentos. A atração de se pegar uma estrada rumo ao desconhecido nos une. A troca de vivências em forums e blogs é fantástica, identificando-nos e nos tornando solidários a nós mesmos. Como um colocou admirado em seu site: ciclista parece ser o único ser que se cumprimenta ao passar por outro. Não os ciclistas urbanos, aquele que usa a bicicleta simplesmente como o meio de transporte único em seu dia a dia. Mas basta se cruzar com um ciclista paramentado (o capacete o distingue entre as tribos), que se identifica nele o aventureiro e desbravador de uma nova ordem...

Concluindo, posso dizer com segurança, que a bicicleta está me devolvendo ao mundo, à sociedade, a mim mesmo. 


Um comentário:

  1. É isso ai velho, como dizem os mexicanos " adelante e arribaaaa kkk " rarai. boa sorte! ass: Hélio jr

    ResponderExcluir