terça-feira, 15 de outubro de 2013

Carmina Burana mora em Tatuí, a n° 17

Sou apaixonado doente pela cantata Carmina Burana. Sonhava em ver sua execução ao vivo, o que se deu em setembro de 2012, em Limeira-SP, onde fui exclusivamente para assistir a obra, levada pela Orquestra Sinfônica de Limeira. Em junho deste ano fui ver pela segunda vez, desta feita na Sala São Paulo, na capital paulista. A orquestra e coro desta vez foi a do Conservatório de Música de Tatuí. Foi a conta para eu me tornar fã da cidade, que incluí especialmente em minha rota.
Peguei a foto emprestado do Face do CConservatório
Adorei a cidade, mesmo tendo chegado já noite adentro, cansado, enfrentando algumas ladeiras... mas no dia seguinte, quando fui conhecer a mesma, a má impressão inicial se desfez, se tornou em admiração e satisfação por estar ali.
Já de cara, me deparei com a melhor coxinha que já provei em toda a vida. 


Fica bem no centro da cidade, não deixe de provar indo a Tatuí.

Mas não foi só pelas coxinhas e pela Orquestra, apesar de esta última ser o motivo de minha ligação espiritual com a cidade. Gostei da cidade em si; jovem, vibrante, é bem mais do que a morada dos tatus. Por falar nisso, ao visitar o jornal Progresso de Tatuí, fui presenteado com 2 livros cujo autor é jornalista no mesmo, Ivan Camargo. Livro de contos, mistura de ficção e história da cidade e região, num grande trabalho de pesquisa. Leitura cativante, já li um dos livros, agora que estou de folga em Ilha Comprida.


Visitando o Conservatório de Tatuí - fábrica de músicos - conversei com alguns adolescentes e chamou-me atenção 2 em especial: Rafaela e Caio Vinicius, que além da música trazem a velocidade no sangue: os 2 participam de campeonato de motocross na categoria, com alguns prêmios conquistados, assim tão jovens. Felicito especialmente os dois, assim como todos os estudantes de música, essa arte que embala corações mais sensíveis como o meu. Ah, sim, no Conservatório também se estuda artes cênicas e circenses. O Caio Vinicius me convidara para assistir uma sua apresentação no circo do Tubinho, que estava na cidade, ao que ,infelizmente, não pude comparecer
Só quando saí da cidade foi que passei em frente ao circo.
Infelizmente fiz poucas fotos na cidade, mas devo voltar lá para visita mais demorada e explorar melhor o local.

Merece ser registrado que Tatuí é uma cidade com bastante subidas/descidas, o que dificulta um pouco a locomoção sobre pedal. Em compensação, o motorista aqui é bem civilizado, em sua maioria, inclusive os de ônibus! Por diversas ocasiões pude comprovar isso, o que me fez acreditar um pouco mais na humanidade... Ponto para o tatuiense - ou tatuiano, escolha à vontade.

Monumento aos pracinhas da FEB
Saindo de Tatuí rumo a Itapetininga

2 comentários:

  1. Parabéns pela determinação da viagem de bicicleta. Continuarei acompanhando atentamente, fiquei sabendo do seu projeto pelo site pedal.com.br; Os votos mais sinceros para que tudo dê certo na viagem... muito legal.

    Cicloabraços
    Joaozinho
    Santo André-SP

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela força, lembro de você lá do forum pedal. Abraço.

    ResponderExcluir