sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Enquanto a estrada não vem - II

Parado, a movimentação que me é permitida resume-se a navegar na Internet. Vi umas recomendações interessantes num site e, conforme ia lendo, relembrava situações que vivi nesses 1.000 kms pedalados. Comentarei algumas delas.

Pedalar na estrada - JRGuirado
  • Bicicleta é veículo de propulsão humana reconhecida pelo Código de Trânsito Brasileiro e deve respeitar todas as normas de trânsito;
  • O tráfego de bicicletas em rodovias deverá ser feito pelo acostamento, quando houver, ou pelo bordo extremo direito no mesmo sentido regulamentado para a via – contramão nunca;
    Uma observação: em estradas de pista simples, nas regiões produtoras de açúcar e álcool, em subidas, são construídas terceira-faixas, para que outros veículos ultrapassem com segurança os bitrens (caminhões que transportam cana - eles passam de 30 mts e são muito lentos nas subidas, eu quase os ultrapassava, hehe...). Com isso, o acostamento fica muito estreito, uns 50 a 60 cms, onde eu me espremia. Quando um bitrem ia ser ultrapassado por outro caminhão, ele invadia esse pequeno acostamento, me forçando a ir pro mato e parar. Nessas ocasiões - raríssimas - eu ia pela contramão, somente até acabar a subida.
  • Capacete, campaínha, roupas e acessórios refletíveis, luz noturna traseira e dianteira, espelho retrovisor, óculos de proteção e equipamentos de manutenção: chaves de raio, boca, philips, allen, espátulas de pneu, extrator de pino de corrente entre outras devem obrigatoriamente compor sua bagagem – CTB, Art. 105;
    Só não tenho a campainha, o resto é realmente obrigatório, pela real segurança do ciclista, não porque 'a lei manda'...
  • Respeite os trechos nos quais o tráfego de bicicletas é proibido;
  • Sinalize suas intenções com o braço como manobra para direita, esquerda, parada e outras – CTB, Art. 244;
    Inclusive no tráfego urbano. 
  • Em estradas não devemos pedalar mais de 100Kms por dia devido ao ruído que gera fadiga auricular, cansaço mental e desorientação;
    Meu recorde foi de 105 kms em um dia, mas não senti esses efeitos danosos...
  • Não utilize equipamentos de som com fones de ouvido, pois escutar o trânsito é fundamental;
    Nunca o utilizo.
  • Escute o tráfego na rodovia, freadas, “pneus cantando“, motores em giro alto, reduzidas e buzinaço geralmente revelam nervosismo do motorista e antecedem acidentes, fique atento;
    Inclusive no trânsito urbano
  • Em retas entre as 14:00hs e 16:00hs ocorrem grande parte dos acidentes, fique atento;
    Não vi nenhum acidente em todo meu trajeto, acreditem
  • Saídas e entradas de rodovias são trechos com altíssimos índices de acidentes portanto cautela nessas regiões;
    Verdade, não quanto a acidentes, mas exige muita atenção mesmo.
  • Caso necessitar atravessar com a bicicleta uma rodovia, primeiro procure uma passarela, e, na ausencia da mesma, realize esta manobra empurrando a bicicleta, desmontado, ou em último caso – isso para os mais experientes – montado na bicicleta em marchas intermediarias 2:5;
  • Ao ultrapassar ou ser ultrapassado por veículos de grande porte, segure firmemente no guidão pois o deslocamento de ar provocado por esses veículos pode derrubá-lo;
    Carretas em subida, com velocidade são uma mão na roda: o deslocamento de ar nos empurra pra cima, já os em sentido contrário empurra pra trás
  • Ao ultrapassar veículos parados no acostamento redobre a atenção pois seus ocupantes podem abrir a porta abruptamente;
    Isso em cidades também...
  • Atenção ao entrar e sair de túneis pois a mudança de luminosidade, piso molhado – devido infiltrações – e correntes de vento podem causar acidentes, logo reduza a velocidade;
    Não passei por nenhum, mas vou me lembrar da dica
  • Nas frenagens, acione simultaneamente os dois freios com os dedos médio e/ou anular de modo que o guidão não fique solto na palma da mão;
  • Pedale em fila indiana sempre, em pares nunca;
    Estou sozinho... nas 2 ocasiões que encontrei companhia por um trecho (Araraquara e São Miguel Arcanjo), íamos em fila indiana
  • Em curvas à direita, trafegue ao máximo pelo bordo extremo direito da pista pois os veículos "comem faixa" ao realizar essa manobra;
    Verdade verdadeira...
  • Ao realizar alguma manobra não confie somente no espelho retrovisor dê uma olhada por cima dos ombros;
    Lembrem do Jurassic Park: os objetos estão mais próximos na realidade do que parecem no retrovisor.
  • Sobre pontes a pista costuma estreitar, trafegue nesses pontos quando o fluxo de veículos der uma "brecha";
    Muito importante essa regra
  • Em estradas alguns atrativos costumam nos desviar a atenção, portanto concentre-se ou caso sentir necessidade de observá-los, pare a bicicleta;
  • Não trafegue nas faixas de rolamento da rodovia;
    Tem horas que não tem jeito, graças a inexistência de acostamento
  • Jamais pegar rabeira ou vácuo;
    Jamais.
  • No acostamento existem muitas manchas de óleo e detritos diversos, fique atento;
    Nas regiões de cana-de-açúcar os acostamentos são cheios de pedaços de cana que caem dos caminhões; o melhor é desviar deles, pois se pegar um lateralmente, é tombo na certa - reduza a velocidade.
  • Evite trafegar em dias festivos, final de semana prolongado, a noite, com chuva ou neblina pois a empolgação e a visibilidade estão em jogo;
    Verdade
  • Algumas rodovias possuem ponto de parada de ônibus; jamais ultrapasse-os pela direita quando os mesmos estiverem parados;
    Não passei por nenhum ônibus parado
  • Os trechos das estradas nas regiões metropolitanas são locais com altos índices de assaltos, evite-os;
  • Fique atento a movimentação suspeita de pedestres próximo as pontes, passarelas, túneis e aclives;
    Por isso evito ao máximo passar por cidades grandes.
Dicas que li aqui: Ciclo Fepat.


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