Pedalar na estrada - JRGuirado
- Bicicleta é veículo de propulsão humana reconhecida pelo Código de Trânsito Brasileiro e deve respeitar todas as normas de trânsito;
- O tráfego de bicicletas em rodovias deverá ser feito pelo acostamento, quando houver, ou pelo bordo extremo direito no mesmo sentido regulamentado para a via – contramão nunca;
Uma observação: em estradas de pista simples, nas regiões produtoras de açúcar e álcool, em subidas, são construídas terceira-faixas, para que outros veículos ultrapassem com segurança os bitrens (caminhões que transportam cana - eles passam de 30 mts e são muito lentos nas subidas, eu quase os ultrapassava, hehe...). Com isso, o acostamento fica muito estreito, uns 50 a 60 cms, onde eu me espremia. Quando um bitrem ia ser ultrapassado por outro caminhão, ele invadia esse pequeno acostamento, me forçando a ir pro mato e parar. Nessas ocasiões - raríssimas - eu ia pela contramão, somente até acabar a subida. - Capacete, campaínha, roupas e acessórios refletíveis, luz noturna traseira e dianteira, espelho retrovisor, óculos de proteção e equipamentos de manutenção: chaves de raio, boca, philips, allen, espátulas de pneu, extrator de pino de corrente entre outras devem obrigatoriamente compor sua bagagem – CTB, Art. 105;
Só não tenho a campainha, o resto é realmente obrigatório, pela real segurança do ciclista, não porque 'a lei manda'... - Respeite os trechos nos quais o tráfego de bicicletas é proibido;
- Sinalize suas intenções com o braço como manobra para direita, esquerda, parada e outras – CTB, Art. 244;
Inclusive no tráfego urbano. - Em estradas não devemos pedalar mais de 100Kms por dia devido ao ruído que gera fadiga auricular, cansaço mental e desorientação;
Meu recorde foi de 105 kms em um dia, mas não senti esses efeitos danosos... - Não utilize equipamentos de som com fones de ouvido, pois escutar o trânsito é fundamental;
Nunca o utilizo. - Escute o tráfego na rodovia, freadas, “pneus cantando“, motores em giro alto, reduzidas e buzinaço geralmente revelam nervosismo do motorista e antecedem acidentes, fique atento;
Inclusive no trânsito urbano - Em retas entre as 14:00hs e 16:00hs ocorrem grande parte dos acidentes, fique atento;
Não vi nenhum acidente em todo meu trajeto, acreditem - Saídas e entradas de rodovias são trechos com altíssimos índices de acidentes portanto cautela nessas regiões;
Verdade, não quanto a acidentes, mas exige muita atenção mesmo. - Caso necessitar atravessar com a bicicleta uma rodovia, primeiro procure uma passarela, e, na ausencia da mesma, realize esta manobra empurrando a bicicleta, desmontado, ou em último caso – isso para os mais experientes – montado na bicicleta em marchas intermediarias 2:5;
- Ao ultrapassar ou ser ultrapassado por veículos de grande porte, segure firmemente no guidão pois o deslocamento de ar provocado por esses veículos pode derrubá-lo;
Carretas em subida, com velocidade são uma mão na roda: o deslocamento de ar nos empurra pra cima, já os em sentido contrário empurra pra trás - Ao ultrapassar veículos parados no acostamento redobre a atenção pois seus ocupantes podem abrir a porta abruptamente;
Isso em cidades também... - Atenção ao entrar e sair de túneis pois a mudança de luminosidade, piso molhado – devido infiltrações – e correntes de vento podem causar acidentes, logo reduza a velocidade;
Não passei por nenhum, mas vou me lembrar da dica - Nas frenagens, acione simultaneamente os dois freios com os dedos médio e/ou anular de modo que o guidão não fique solto na palma da mão;
- Pedale em fila indiana sempre, em pares nunca;
Estou sozinho... nas 2 ocasiões que encontrei companhia por um trecho (Araraquara e São Miguel Arcanjo), íamos em fila indiana - Em curvas à direita, trafegue ao máximo pelo bordo extremo direito da pista pois os veículos "comem faixa" ao realizar essa manobra;
Verdade verdadeira... - Ao realizar alguma manobra não confie somente no espelho retrovisor dê uma olhada por cima dos ombros;
Lembrem do Jurassic Park: os objetos estão mais próximos na realidade do que parecem no retrovisor. - Sobre pontes a pista costuma estreitar, trafegue nesses pontos quando o fluxo de veículos der uma "brecha";
Muito importante essa regra - Em estradas alguns atrativos costumam nos desviar a atenção, portanto concentre-se ou caso sentir necessidade de observá-los, pare a bicicleta;
- Não trafegue nas faixas de rolamento da rodovia;
Tem horas que não tem jeito, graças a inexistência de acostamento - Jamais pegar rabeira ou vácuo;
Jamais. - No acostamento existem muitas manchas de óleo e detritos diversos, fique atento;
Nas regiões de cana-de-açúcar os acostamentos são cheios de pedaços de cana que caem dos caminhões; o melhor é desviar deles, pois se pegar um lateralmente, é tombo na certa - reduza a velocidade. - Evite trafegar em dias festivos, final de semana prolongado, a noite, com chuva ou neblina pois a empolgação e a visibilidade estão em jogo;
Verdade - Algumas rodovias possuem ponto de parada de ônibus; jamais ultrapasse-os pela direita quando os mesmos estiverem parados;
Não passei por nenhum ônibus parado - Os trechos das estradas nas regiões metropolitanas são locais com altos índices de assaltos, evite-os;
- Fique atento a movimentação suspeita de pedestres próximo as pontes, passarelas, túneis e aclives;
Por isso evito ao máximo passar por cidades grandes.
Dicas que li aqui: Ciclo Fepat.
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