sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Finalmente... planos!

Minha vida agora é pedalar... Desde que voltei do Oeste Paulista passo o tempo bolando rotas e roteiros. Enquanto batalho o dinheiro para a prática, vou detalhando, traçando distâncias e altimetrias, com a ajuda do google maps, buscando apoios.

Entre quatro opções, resolvi que o próximo projeto será Tordesilhas em 2 rodas. Para quem não se lembra, o Tratado de Tordesilhas dividia o mundo em descoberta, no final do século 15, entre o que caberia a Portugal e à Espanha. Definido pelo meridiano na posição 49º, aproximadamente. Seria o ponto a 370 léguas à oeste de Cabo Verde, um ponto um tanto impreciso, claro. Mas assim ficou convencionado pelo tratado entre os dois reis dos mares em 1494, a 07 de junho para ser mais preciso. Ou mais preciso ainda, dia 05 de setembro, quando foi ratificado por Portugal. E 520 anos depois, escolho esse dia para dar início a essa viagem. E espero conseguir cumprir esse calendário. O mapa mostra as diversas marcações feitas para determinar essa linha, em diferentes épocas e diferentes geógrafos. Adotei a marcação de Ribeiro, 1519, como meu parâmetro.

Um detalhe: dividi a viagem em 2 etapas separadas, Norte e Sul. Essa divisão se casa com a divisão do Brasil  feita pela Coroa Portuguesa em 1572, com o objetivo de melhor administrar uma terra tão grande. O limite que assinalaram ficava ente Ilhéus e Porto Seguro, à altura do paralelo 15 Sul, posição de Edilândia-GO, perto de Brasília. Projetei cerca de 3 meses para cada uma das etapas, pois não conseguiria pedalar 6 meses nessa rota sem passar por um período de chuvas, impraticável de pedalar. A primeira a ser feita é a etapa Sul, de Brasília-DF a Laguna-SC. Alguém interessado em ajudar, seja financeiramente ou com apoio logístico (local para pernoite e alimentação), fique à vontade, toda forma será benvinda.

A rota inicialmente está fixada assim: Saindo de Edilândia-GO, onde existe uma placa registrando o marco de passagem do meridiano, até chegar em Laguna, onde também existe um marco comemorativo.

As cidades visitadas serão: 

  • Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Abadiânia, Silvânia, Vianópolis, Cristianópolis, Caldas Novas e Corumbaíba (em Goiás)
  • Tupaciguara, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal (Minas Gerais); 
  • Icém, Nova Granada, Monte Aprazível, Buritama, Birigui, Lins, Garça, Duartina, Santa Cruz do Rio Pardo, Pirajú, Itaí, Taquarituba, Itaporanga (São Paulo); 
  • Santana do Itararé, Venceslau Braz, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Castro, Ponta Grossa, Palmeiras, Lapa, Rio Negro (Paraná)
  • Mafra, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Angelina, São Bonifácio, São Martinho, Gravatal e finalmente Laguna, em Santa Catarina.
Como das viagens anteriores, o itinerário poderá ser mudado, em função das condições climáticas, principalmente em Santa Catarina onde existe um bom trecho de serras e pretendo evitar o litoral, sabidamente muito movimentada, inclusive por caminhões. No estado de São Paulo evitarei passar por cidades já visitadas anteriormente.

Se se observar ao mapa, teremos uma linha reta sentido Norte-Sul, que se situa entre os meridianos 48 e 50 graus oeste. É essa a ideia.

Reforçando: dependo muito de apoio para a realização dessa rota. Você pode ajudar adquirindo uma camisa que farei específica para este projeto, no valor de 75 reais, valor que está embutindo uma parte para pagar e camisa e outro tanto como colaboração.

Essa a ideia inicial da camisa. O logotipo de patrocinador entrará com destaque. Colabore mesmo... Cada real fará diferença. Se você  tiver uma ideia que me ajude a capitalizar, por favor, manifeste-se.

Aguardemos.

3 comentários:

  1. Olá Senhor César! Muito bacana esse novo trajeto, desejo paz e luz nessa empreitada desde já.

    Você já tem alguma previsão das datas? Gostaria muito de te ajudar com apoio logístico aqui na região dos Campos Gerais, no Paraná. Podemos falar sobre isso, assim que você tiver as datas em mente. Vai ser um prazer conhecê-lo e prestar algum auxílio, se possível.

    Aguardo novidades.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa, está ficando bom... tenho recebido apoio de alguns amigos virtuais, principalmente pelo Facebook.

    Tenho em mente o dia 05 para dar a pealada inicial... só depende de confirmar um patrocínio que fechará a cota. Se assim for, devo estar no Paraná na primeira quinzena de outubro. Manteremos contato sim, é de meu interesse aumentar a conta de amigos. E a contrapartida fica garantida, se vieres pelo Planalto Central, já sabe a quem procurar.

    Cicloabraços, como diz o Antigão...

    ResponderExcluir
  3. Estamos combinados então, haha.

    Vou continuar acompanhando as novidades aqui no blog, e também no fórum do pedal.

    Cicloabraços!

    ResponderExcluir