terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Para superar o tédio...

...tenha uma GoPobre de qualidade...

Quem se aventura em cicloturismo certamente sonha em comprar uma câmera GoPro Hero. Claro, estou me dirigindo aos simples mortais, não àqueles mais abastados a quem 2, 3 mil reais no orçamento para essa satisfação não faça diferença.

Sempre usei uma câmera Panasonic Lumix DMC-FS42, companheira de já uns 3 anos. Câmera simples mas com boa qualidade, especialmente em videos. Usava presa ao guidão com um desses suportes que se encontra facilmente no mercado.


Só que não ficava 100% satisfeito com as filmagens, pois a trepidação era transmitida à câmera e o sistema estabilizador de imagem dessas câmeras de baixo custo não superava a mesma, gerando videos bem tremidos. Além de que a rosca que ela tem na parte inferior para ser presa ao suporte estragou, o que a deixou inutilizada para essa finalidade.

Assim, aqui no recesso a que estou preso, dei tratos à imaginação e bolei essa pequena maravilha:

Vejam na sequência de fotos o material necessário para sua execução.
Estojo para câmeras, que se encontra facilmente em camelôs
Elástico de 30 mm de largura
Fita veda porta (acho que esse é o nome)

Para a execução:

1) faça um corte de cada lago e introduza e prenda o elástico na parte anterior da bolsa. Usei cola de sapateiro Cascola para isso.



2) Meça a posição e faça um corte circular para o conjunto ótico da câmera ficar livre.
Os ganchinhos utilizados como fecho são os próprios do estojo original

3) Cole alguns pedaços da fita veda-porta para afirmar a câmera no estojo, a fim de que ela não pulando devido ao movimento
Considerações a respeito.

1. A posição da câmera no peito irá influenciar no campo de visão da mesma. Assim, use a sua sensibilidade para ajustes. Com 3 testes que fiz cheguei às condições ideais.

2. Do jeito que fiz não dá para acompanhar a filmagem, claro, pois a traseira da câmera está junto ao corpo.

3. Por essa foto aqui dá pra ver a dificuldade para se acionar os botões de iniciar e interromper a filmagem, que ficam na parte superior da câmera. Preferi não cortar o ziper nesse ponto para não perder sua funcionalidade, qual seja a de fechar por completo o estojo.

Assim, decidi que o melhor é deixar a câmera ligada todo o tempo que estiver pedalando, exceto se não houver interesse mesmo em algum trecho do caminho, daí ter que parar de pedalar para tal operação. Aproveite para se reidratar...

4. Custo baixíssimo. Mesmo se for comprar uma câmera para isso, essas mais comuns do mercado (Sony, Panasonic, Samsung, Fujifilm) custam em torno de 300 a 400 reais. O material não passa de 15,00. E o resultado é amplamente satisfatório.

5. É claro que dessa maneira fica impraticável fazer fotos com a câmera, por ser muito trabalhoso parar, ajustar a câmera e tal. Minha solução é fotografar com o celular (o meu tem câmera de 5 mpx, que considero suficiente).

Espero que gostem da ideia e a executem.

Obrigado pela leitura.

2 comentários:

  1. Olá Cesar! Gostei do seu blog... vc ainda tem as fotos do tutorial salva? se sim tenta fazer upload novamente por gentileza, p que eu possa seguir e tentar fazer uma.

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque algumas fotos têm sumido daqui. Misteriosamente.

    Valeu pelo toque, Felipe.

    ResponderExcluir